Quem gerencia as ações de Marketing de uma empresa, provavelmente sempre está buscando novidades, atualizações e mais informações sobre plataformas digitais, anúncios, jornada de compra, etc…

Ao longo do tempo, pudemos mapear alguns dos principais erros que quem atua na área de Marketing pode cometer. Seja por falta de tempo, falta de conhecimento ou ter acreditado em algumas falácias sobre o Marketing Digital na internet, erros dessa natureza podem trazer prejuízos e impedir que empresas alcancem um lugar de destaque no mercado.

Separamos aqui os erros mais comuns de Marketing que as empresas cometem para você se preparar e aprender a não cair nessas armadilhas!

Erro de Marketing #1: Você não é os seus concorrentes

Alguns clientes nos procuram, muitas vezes, porque viram que algum concorrente criou alguma campanha nova no Instagram, utilizou alguma abordagem nova no site ou está configurando os anúncios de determinada maneira. A menos que você tenha informações internas da empresa, nada disso garante que essas ações geraram bons resultados. É comum deixar-se cegar pelas ações dos concorrentes e esquecer que a estratégias que eles usam, não necessariamente serão boas para a sua empresa.

Sim, existe uma estratégia na qual as ações de marketing, posicionamento e modelos utilizados pelos concorrentes são analisados, chamada de benchmarking.

Ela é importante, mas não significa que copiar todas as ações de marketing dos seus concorrentes seja uma ação inteligente. Analise, compare e entenda a estratégia de Marketing que seus concorrentes aplicam. Mas, na hora de desenhar o seu planejamento, foque-se na buyer persona da sua empresa e no posicionamento que sua marca deseja ter na mente do seu público-alvo.

Erro de marketing #2: Não conhecer a buyer persona do negócio

Faz-se necessário compreender, dentro do processo de marketing, quais ações corroboram o planejamento ideal para a empresa em questão.

Achou o parágrafo acima estranho? Propositalmente, usamos uma linguagem que não se encaixa com a nossa persona: você. Assim como usar gírias, um texto rebuscado, criar imagens muito sérias ou muito descoladas não funcionariam aqui no nosso blog.

E absolutamente tudo o que é produzido pela marca para atingir seu público-final deve ter um norte. E nada melhor do que a buyer persona para orientar o material que vai ser produzido: de textos a anúncios, passando pela mídia que vai ser usada em redes sociais, considerando também quais benefícios do seu produto ou serviço vão ser destacados.

Além disso, a buyer persona também pode delimitar e definir em qual tipo de plataforma você, provavelmente, terá maior retorno de investimento. Isso facilita muito o planejamento do Marketing e qual a melhor estratégia para alcançar os resultados.

Erro de Marketing #3: Curtidas não pagam contas

Esse também é um dos principais erros dos nossos clientes! Muitos ainda procuram nossos serviços com a meta principal de aumentar em x%. Vamos definir as coisas! Curtidas, seguidores e o sucesso da marca nas redes sociais é importante, sim! Mas não é a meta principal das ações de Marketing e nunca deverá ser. No máximo, ela é considerada como mais uma ferramenta e uma maneira de alcançar outros resultados. Sabemos de muitos casos de marcas que estão cheias de seguidores e poucos compradores.

E isso não é saudável financeiramente para nenhuma marca que quer ser sólida e reconhecida no mercado. Vale lembrar que produzir conteúdo, na maioria das vezes, custa dinheiro e tempo, mesmo em casos para postagens orgânicas. Por isso, a nossa dica aqui é: desenvolva, sim, as redes sociais da sua marca.

Mas não deixe de investir em outras abordagens de marketing e sempre procure avaliar quanto tempo e dinheiro vale a pena investir apenas para ter 1000 curtidas em uma foto, ok?

Erro de Marketing #4: Não investir em plataformas de anúncios

O alcance orgânico é cada vez menor. Alguns empreendedores parecem ainda viver em 2014, onde o custo por clique era mais baixo e o alcance orgânico era muito mais alto. A verdade é que as plataformas digitais de anúncios estão cada vez mais competitivas. E isso exige um investimento de maneira inteligente nessas plataformas. É normal que as marcas tenham que investir para conquistar clientes, seja da maneira que for. Isso faz parte do processo de Marketing.

O cálculo para encontrar esse tipo de valor é conhecido como Custo de Aquisição de Cliente, ou CAC. Sabendo disso, não acredite que todo investimento em anúncios é perda de dinheiro. Como quase tudo na vida, existe a forma certa e a forma errada de se fazer. Por isso, procure aprender estratégias, técnicas e formas de criar anúncios que apresentem alta performance ao invés de fechar sua estratégia apenas em alcance orgânico. Essa abordagem trará resultados muito melhores para a sua marca, ok?

Erro de Marketing #5: Não analisar as métricas

Quando estamos criando uma campanha de marketing, existem inúmeras maneiras diferentes de configuração. E qual é a melhor?

DEPENDE.

Não crie uma campanha e a deixe rodando infinitamente! Analise, observe os dados, os custos e o retorno. Compreenda se determinada campanha pode ser considerada como uma campanha de sucesso e aprenda quais pontos podem ser melhorados. Isso só é possível após a análise das métricas de cada campanha. Se você ainda não analisou nenhuma métrica da sua marca, aconselhamos fazer isso para ontem!

Falamos sobre alguns erros de Marketing cometidos por marcas que estão começando ou ainda não alcançaram nenhum resultado. Se você se identificou com algum desses pontos que podem ser melhorados: não desanime! Vá atrás de mais informações sobre como criar uma marca de sucesso e faça os ajustes necessários!

E aí… na sua opinião, qual o principal erro de marketing que as empresas cometem?

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