Alguns clientes que anunciam em plataformas digitais – como Facebook, Instagram, LinkedIn e Google Ads – apresentam muita dificuldade em gerar Leads. Seja pela quantidade, seja pela qualidade.
Você também já se viu na dúvida em como atrair mais cadastros? Quer saber mais? Neste post falaremos sobre duas estratégias que podem te ajudar a criar mais Leads. E de qualidade!
O que é um Lead?
O Lead é a pessoa que realizou um registro (geralmente no seu site – blog), informando alguns dados pessoais que foram solicitados pela sua empresa em um formulário. Provavelmente em troca de ebooks, conteúdos relevantes, descontos ou newsletter.
Quem trabalha com marketing ou vendas sabe que quando você entra em contato com alguém que já preencheu os dados no seu site, a chance de concluir o processo de venda é muito maior.
E é por isso que os Leads são os “queridinhos” de alguns tipos de negócio.
Dependendo do tamanho e do setor da empresa, quase 80% do da geração de clientes novos pode ser exclusivamente feita através de Leads. E geralmente vindos de campanhas digitais. Está vendo a importância disso?
Os Leads geralmente são considerados clientes que estão no “meio do funil”. O que isso quer dizer? Que aquele cliente em potencial:
- Já conhece sua empresa;
- Já deve ter visitado algumas vezes o seu site;
- Entende qual solução você vende;
- Está começando a considerar a possibilidade de que talvez a sua empresa seja a ideal para solucionar o problema dele.
Geração de Leads e Remarketing
No marketing digital, é muito comum usar campanhas de Lead combinadas com público de remarketing. Considerando termos gerais, as campanhas de Leads são “mais caras”. Obviamente, o preço e o valor de uma campanha são extremamente relativos. Apenas para ilustrar o exemplo, geralmente um Lead é mais caro do que um clique.
Pode ser uma boa estratégia usar remarketing/retargeting em campanhas de Leads. E por quê?
A ideia é a seguinte:
Imagine que dois perfis de pessoas estão acessando seu site neste momento:
- Perfil 1 – Um usuário que está te conhecendo agora e acabou de entrar seu site. Ainda não conhece sua empresa e talvez nem sabia direito se ele tem algum problema que você pode solucionar.
- Perfil 2 – Um usuário que já visitou seu site 3 vezes, leu 4 artigos e ainda curtiu sua página no Facebook.
Quem tem maior chance de preencher o formulário?
É muito mais provável que o Perfil 2 “despenda tempo” e preencha um formulário no seu site, passe as informações pessoais e autorize que você entre em contato.
Ao analisarmos seu comportamento, ele(a) demonstrou que, além de ter interesse na sua marca ou produto, também está gostando do que recebeu/leu/viu até agora.
Probabilidade x Possibilidade
Isso não significa que ninguém vá preencher um Lead pela primeira vez que entre no seu site. Apenas quer dizer que a porcentagem de pessoas que irá fazer isso será bem menor. Isso porque provavelmente as pessoas que preencherão seu formulário gostam dos conteúdos que você produz, já visitaram o seu site ou já interagiram com a sua marca ao menos uma vez.
E é por isso que muitas vezes é recomendado que você crie uma campanha de Geração de Leads direcionada para um público de remarketing.
Mas não basta usar apenas essa estratégia. Se você não alimentar a fonte que cria esse público de remarketing, os Leads vão diminuir cada vez mais. E como fazer isso?
Alimentação do Funil
Quando você estiver usando a estratégia da campanha de remarketing (seja para Leads ou outro tipo de conversão), é interessante que haja uma campanha paralela. Essa campanha vai alimentar um nível “acima do funil”.
Em outras palavras: se sua campanha de remarketing usa meio do funil, crie uma campanha paralela para alimentar o topo do funil – tráfego para o site, por exemplo.
Quanto mais bem segmentada for sua estratégia de topo de funil, mais você consegue atingir um público com grande potencial de compra. E isso também aumenta a quantidade de clientes.
Resultado: você alimenta o público de remarketing e consequentemente a sua campanha de Geração de Leads fica mais barata, traz cadastros mais bem qualificados e em maior quantidade.
Se quiser gerar mais leads qualificados para a sua marca e obter os melhores resultados, fale com a gente!
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