Se você gerencia um Ecommerce e procura encontrar diferentes estratégias para aumentar as vendas, é bem possível que já tenha se deparado com o termo “Funil de Marketing”. Mas, muitas vezes, as estratégias criadas a partir dessa ideia podem não produzir o resultado esperado. Neste post, falaremos um pouco mais sobre o funil de marketing e um erro muito comum cometido por quem está começando nessa área e aplicando essa ferramenta maravilhosa em seu planejamento. Vamos lá?
O Funil de Marketing e onde tudo começa
O funil de marketing é uma representação do comportamento observado em consumidores durante o processo de compra. Ele geralmente é dividido em algumas etapas, que estão relacionadas a quão propensa determinada pessoa está a comprar da sua marca.
Se você já conhece o Funil de Marketing, sabe que antes de comprar um produto ou serviço, o consumidor passa por um etapa de consideração pela sua marca. E antes que ele considere comprar seu produto ou serviço, é necessário que ele conheça a sua empresa/marca e o que você oferece.
A lógica é a seguinte: se você tem 1000 visitas no site e isso gera 10 vendas, a teoria nos diz que se o seu site gerar 2000 visitas, você fechará 20 vendas. Dito isso, um erro que pode ser comum durante a aplicação dessa ferramenta no planejamento de marketing é a qualificação.
Qualidade x Quantidade
Muitos gestores e analistas de marketing preocupam-se apenas em aumentar o tráfego para o site, por exemplo, na intenção de que as vendas também aumentem. Do ponto de vista técnico, essa abordagem está parcialmente correta. Parcialmente porque se o número de visitas no site crescer sem trazer uma audiência qualificada, o número de vendas dificilmente irá acompanhar esse aumento.
Podemos dizer que esse erro ocorre, principalmente, por uma leitura errada de métricas importantes do site. Buscar o menor custo por clique, o maior número de cliques pode não ser a melhor estratégia. Se você percebe que o seu CPC abaixou mas que essa queda foi acompanhada pelo número de vendas, talvez seja interessante criar testes A/B e tentar identificar se é mais rentável para o seu negócio manter um CPC um pouco mais alto, mas com campanhas que tragam usuários de qualidade e que tenham perfil de consumidor da sua marca.
Isso pode levar um pouco de tempo até que você consiga gerar dados o suficiente para fazer uma análise realista, além de conhecimentos em campanhas digitais.
O importante é que você saiba que nem sempre um CPC baixo ou um aumento na quantidade de visitantes do site será garantia de sucesso e essa pode não ser a melhor estratégia para o seu negócio!
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