Vamos falar neste post sobre dicas valiosas para está iniciando e tem dúvidas de quanto investir nas campanhas de Facebook Ads!

Recomendação

A recomendação para quem vai investir no Facebook é começar com um valor “baixo” e, conforme as campanhas forem demonstrando performance você aumenta o valor ou opta por pausá-las.

E é aí que começa a questão: o que é um valor baixo? Depende!

Se você vai fazer anúncio para um E-commerce que tem como público-alvo o Brasil todo, o valor será um. Se você está promovendo sua loja local, o valor será outro.

Para começar, sugerimos que preste atenção a dois fatores:

  • Tipo de campanha;
  • Tamanho do público.

Tipo de Campanha

O tipo de campanha é decidido logo no início. As campanhas de Topo de Funil, como Alcance e Reconhecimento de Marca, possuem um custo por alcance menor do que outros tipos de campanhas.

Já as campanhas de Meio de Funil (denominadas pela plataforma como Campanhas de Consideração) possuem um alcance menor, mas com um nível de engajamento maior. Em outras palavras, é mais barato “apenas” mostrar o seu anúncio do que mostrar o seu anúncio para pessoas com maiores chances de clique, preenchimento de cadastro ou outro tipo de engajamento.

Mais de um tipo de campanha ao mesmo tempo

Muitos anunciantes criam apenas campanhas de Fundo de Funil, ou de conversão. Na maioria das vezes, esse tipo de campanha gera resultados quando direcionadas para um público previamente qualificado. Ou seja, pessoas que ao menos já conhecem a sua marca, já interagiram com algum de seus posts ou já visitaram o seu site, por exemplo.

É possível, mas pouco provável, que algum potencial cliente veja seu anúncio pela primeira vez, entre no site e já feche a venda.

Por isso, procure manter mais de um Tipo de Campanha rodando no Facebook ao mesmo tempo. Mescle campanhas de topo de funil (como Reconhecimento) com campanhas de meio e fundo de funil. Essa prática costuma aumentar os resultados e você consegue atuar nas diferentes etapas do Funil de Marketing ao mesmo tempo.

Tamanho do Público

Após ter inserido as informações sobre seu público-alvo (idade, gênero, cargo, interesses, localização), a plataforma realiza um cálculo do número de usuários do Facebook que atendem aos requisitos e, portanto, fazem parte do seu público-alvo.

Muitos anunciantes ignoram a “estimativa de resultados diários”, que aparece ao lado direito da tela, enquanto você está inserindo o orçamento para aquela campanha. Nessa seção, a plataforma calcula:

  • O número de pessoas que fazem parte do seu público-alvo;
  • Quantidade de vezes que elas ficam online (muitos anunciantes esquecem que, se o usuário do público-alvo não está online, ele não será impactado!);
  • Campanha otimizada para X objetivo;
  • Uma média de campanhas anteriores, similares à sua;
  • Chances de você ganhar o leilão com o orçamento inserido.

Se você não entendeu, não se preocupe. Apenas saiba que esses dados são considerados para que a plataforma possa trazer essa estimativa. O que é importante que você saiba é: a partir desse cálculo e da estimativa indicada, é possível que você se encontre em duas situações:

  1. Excelente! esse orçamento cabe no meu bolso e o alcance está bom.
  2. Não vou ter resultado nenhum e será necessário investir muito mais para que a campanha tenha retorno.

Caso tenha se identificado com o segundo caso, indicamos que você diminua o tamanho do seu público alvo.

Muitas pessoas acreditam que limitar o tamanho do público alvo é uma estratégia que diminui resultados. Na realidade, não é bem assim…

Caso seu orçamento esteja muito limitado e a estimativa de resultados diários esteja muito baixa, vale deixar de mostrar seu anúncio para pessoas que estão menos propensas a comprar.

Você pode fazer essa segmentação por região e idade, por exemplo. Mesmo que o seu produto ou serviço tenha consumidores de quase todas as faixas etárias, você pode limitar a idade do seu público-alvo no Facebook. Essa não é a situação ideal. Mas é uma forma de otimizar os resultados e a entrega dos seus anúncios.

Essa limitação também pode ser feita por região. Ainda que o seu Ecommerce, por exemplo, faça entregas em todos os estados do Brasil, pode ser mais interessante otimizar os seus anúncios segmentando apenas para as regiões que mais geram vendas.

Ao fazer essas pequenas mudanças, você não vai gastar menos na plataforma. Mas vai fazer com que as chances do seu anúncio dar resultado aumentem.

Investindo de forma inteligente, segura e assertiva, você orienta a plataforma para que ela entregue seus anúncios a pessoas que apresentam mais chance de comprar.

E aí sim, você pode seguir a recomendação oficial e aumentar o investimento na campanha!

Quer saber mais sobre como investir da maneira certa com anúncios da sua marca? Fale com a gente!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×